Por Marketing Deville em 03 de janeiro de 2022
Crédito da imagem de capa: Hotéis Deville
Há quem diga que para preparar o delicioso e tradicional pudim de leite, não precisa de habilidade, afinal é “só” misturar os deliciosos ingredientes no liquidificador e assar. Mas quem já se arriscou na cozinha, sabe que não é bem assim.
São poucos ingredientes que essa receita pede: leite condensado, leite, ovos e açúcar, mas eles juntos e na medida correta deram a fama dessa sobremesa quase hors concours da pâtisserie. Uma sobremesa que combina com todas as ocasiões e que agrada quase 100% dos paladares.
No Deville Prime Porto Alegre, a receita é carinhosamente chamada como “o melhor pudim do Brasil” e sem a menor chance de erro, afinal a sobremesa é tão famosa na unidade, que não pode faltar nem na mesa do café da manhã. Diariamente, aproximadamente 300 unidades dessa delícia são feitas para atender os hóspedes que amam o pudim. E o segredo é simples, uma receita criada e assinada por José Antônio Lorenci, chef pâtissier da unidade.
Essa receita autoral vem sendo moldada desde 1977, e tem como base a receita clássica do pudim. José Antônio começou a trabalhar em uma confeitaria alemã com apenas 14 anos. Depois se profissionalizou e seguiu carreira no mundo dos doces.
Segundo o chef, se existe um segredo é a temperatura do forno e muito amor e carinho na hora do preparo da receita. É a temperatura mínima do forno que vai garantir o cozimento por igual da massa do pudim e não deixar criar bolinhas. Um pudim sem bolinhas é o verdadeiro orgulho de todo chef patissér.
A receita precisa ficar 1 hora em forno caseiro e 2h50 no industrial. Depois é preciso mais algumas horas na geladeira para o caramelo secar. Outra dica: para os intolerantes à lactose, a receita também pode ser feita com leite e leite condensado sem lactose, já que o que dá o ponto são os ovos.
Conheça mais sobre os bastidores e história do pudim de leite do Deville Prime Porto Alegre:
Para quem quiser arriscar, segue a receita:
Receita do Melhor Pudim do Brasil
Ingredientes:
1 Kg de açúcar
200 ml de água
1,950 Kg de leite condensado
1,5 litro de leite
750 g de ovo pasteurizado ou 11 ovos grandes
Rendimento:
50 unidades (mini) ou 3 formas redondas com furo (21 cm)
Preparo:
1. Com o açúcar e a água, faça o caramelo e em seguida caramelize as formas e reserve (sugerimos que seja em geladeira);
2. Misture o leite condensado, o leite, os ovos em um recipiente alto (bowl) e bata com a batedeira na velocidade mínima para não criar espuma! Se preferir, pode-se bater também delicadamente com um fouet;
3. Preencha as formas já caramelizadas, coloque a forma em banho maria e leve ao forno para assar em temperatura de 95°C por 2h50 (isso para forno industrial).
No caso de preparo em casa, pode pré-aquecer o forno por uns 10min em temperatura mínima e colocar a forma em banho maria para assar por 1h (a água não deve ferver). ** o segredo do pudim está na temperatura do forno!
4. Após o cozimento, retire, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por +/- 3 horas.
5. Desenforme, decore a gosto e sirva
Crédito das imagens: