09h30
NOME DO LOCAL: Igreja de Pedra ou Nosso Senhor do Perdão
Construída em 1933, com pedras brutas encaixadas, a Igreja foi inaugurada em novembro de 1934 pela Companhia Matte Larangeira. Destacam-se, ainda, seus vitrais de origem hispano-argentino, que evocam a catequese realizada pelos jesuítas e cujos santos têm feições indígenas. Sem dúvida é um dos mais belos cartões postais de Guaíra. Estar dentro ou mesmo fora da Igrejinha é um belo momento para refletir sobre o tempo e a fé.
Aberta todos os dias das 08h às 17h, às quartas-feiras às 18h30 são celebradas missas.
Endereço: Av. Pres. Vargas, 110-216 - Guaíra, PR, 85980-000
Crédito da imagem: Kiko Sierich - Prefeitura de Guaíra
10h30
NOME DO LOCAL: Locomotiva nº 4
Marco da primeira ferrovia do oeste e noroeste paranaense, que ligava o município de Guaíra a Porto Mendes. Construída pela Companhia Matte Larangeira em 1917 para transporte de erva-mate, madeiras de lei e, posteriormente, para o transporte de passageiros. A Locomotiva nº 04 está exposta na Praça Eurico Gaspar Dutra na Vila Velha e atrai turistas e apaixonados por fotografias todos os dias. É um dos locais privilegiados para um retrato, pois ao fundo é possível ver o Rio Paraná e a praça tem um tom peculiar de ferrovia, com seus banquinhos à sombra para um descanso. A praça é uma atração à parte e abriga uma feira de artesanato que acontece todos os segundos domingos de cada mês.
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 2 - 100, Guaíra - PR, 85980-000
Crédito da imagem: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Guaíra
12h00
NOME DO LOCAL: Hikari Restaurante
Para uma programação mais intensa à tarde, a pedida é uma comida leve. O self-service de iguarias da gastronomia japonesa.
Endereço: R. Rui Barbosa, 1625 - Centro, Guaíra - PR, 85980-000
Crédito da imagem:
Hikari Restaurante foto divulgação / reprodução Facebook
14h00
NOME DO LOCAL: Centro Náutico Recreativo/ Marinas
O Centro Náutico Recreativo foi construído como uma nova opção de lazer da cidade de Guaíra após a perda das cachoeiras que formavam as Sete Quedas É hoje, um dos principais pontos turísticos da cidade e onde ocorre a principal festa: a Festa das Nações. Fazem parte do cenário sete pavilhões dispostos em círculo, reproduzindo uma aldeia indígena, e com escadarias que formam um anfiteatro externo com capacidade para 5.000 espectadores. O teatro remete aos primeiros modelos de teatros da Grécia Antiga, para obter uma melhor acústica e visibilidade. Um espaço com infraestrutura completa, o local tem bosque para caminhadas, trilhas de ciclismo, canchas poliesportivas, lagoa artificial, área de camping, espaço para motor home, churrasqueiras e marina com atracadouro. Garantia de momentos de lazer para todas as idades.
Endereço: Rua Bandeirantes, S/N, Guaíra, PR, 85980-000
Crédito da imagem: Assessoria de imprensa conselho dos lindeiros
16h00
NOME DO LOCAL: Cine Teatro Sete Quedas
O Cine Teatro Sete Quedas tem capacidade para 164 pessoas e funciona em um edifício construído no ano de 1905 para servir de depósito da Companhia Matte Larangeira. Nos anos 40, foi transformado em centro cultural. É uma das 13 salas históricas do Paraná restauradas pelo programa Velho Cinema Novo e passou a ter um novo edifício incorporado ao prédio original, que permite usar o espaço para uma seção interna e outra externa, ao ar livre. É constantemente usado para exibição de filmes, peças teatrais, shows e apresentações artísticas. Um espaço único e uma ótima oportunidade para registrar lindas fotos nessa arquitetura singular e, se tiver sorte, com um lindo pôr do sol.
Endereço: R. Luciano Soares - Guaíra, PR, 85980-000
Crédito da imagem: Benjamin Fernandes
19h00
NOME DO LOCAL: Ateliê do Frei Pacífico
Antônio Augusto Sobrinho, artista plástico de renome e ex-frei Franciscano, conhecido como Frei Pacifico, que fez da natureza sua inspiração. Passou por conventos em vários países como Brasil, Uruguai, Itália, França e Espanha. Em 1975 retornou ao Brasil, onde seu superior o enviou para a cidade de Guaíra, conheceu as Sete Quedas e se apaixonou dizendo que não existia lugar mais bonito no mundo e que era um paraíso onde ele queria ficar, tornou-se um estudioso e admirador das Sete Quedas. Em 1979, casou-se constitui família e transformou seu quintal num recanto ecológico de 1.900 metros quadrados e sua casa numa Galeria de Artes. O espaço possui atualmente um acervo de aproximadamente 300 obras com esculturas em madeira e cerâmica com temas religiosos, indígenas, mulheres, mitologia, psicologia e a história da região, passando pelos jesuítas até os dias de hoje, expostas para exposição e venda, além de transformar o local e num recanto ecológico de 1.900 metros quadrados.
Endereço: R. Dr. Rogerio Luz, 381 - Guaíra, PR, 85980-000
Crédito da imagem: Prefeitura de Guaíra por Kiko Sierich
10h00
NOME DO LOCAL: Capela de Nossa Senhora de Caacupê
A Capela de Nossa Senhora de Caacupê fica aberta todos os dias das 08 às 18h. Todos os anos devotos e simpatizantes se reúnem nos dias 07 e 08 de dezembro em uma grande e tradicional festa popular realizada em louvor à padroeira do Paraguai, marcada pelas cores, animação e orações. Na oportunidade é feito um grande almoço comunitário gratuito. É considerada a festa mais antiga de Guaíra e região, pois acontece ininterruptamente desde 1940.A capela é uma réplica da Catedral de Caacupê, no Paraguai, e foi construída em 1985 pelos devotos da Santa.
Endereço: Rua Monjoli, 94 - Guaíra, PR, 85980-000
Crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guaíra
19h00
NOME DO LOCAL: Pizzaria Azzurra
Um final de dia com muito sabor em um ambiente agradável e descontraído. Um dos pontos fortes é o molho caseiro (e secreto) usado nas pizzas especialmente criadas para o restaurante.
Endereço: R. Alvorada, 401 - Guaíra, PR, 85980-000
Crédito da imagem: Pizzaria Azzurra foto divulgação / reprodução Facebook