9h00
NOME DO LOCAL: Passeio de Bicicleta
Em parceria com a City Bike Campo Grande, os hóspedes podem locar e devolver bicicletas na própria recepção do Hotel Deville.
A menos de 20 metros, há uma ciclovia que dá acesso ao parque do Soter e ao Parque das Nações Indígenas (que tem 3.000 metros de extensão e atrações como o Monumento ao Índio e o Monumento Cavaleiro Guaicuru), além de capivaras.
Endereço: Av. Mato Grosso, 4250 - Carandá Bosque, Campo Grande - MS, 79002-232
Crédito imagem: Hotéis Deville
11h30
NOME DO LOCAL: Bioparque Pantanal
Pertinho do Deville fica o maior aquário de água doce do mundo. Você vai conhecer as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes, em tanques com uma cenografia incrível. O local também conta com um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma como o jacaré vivendo ao ar livre e mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, além de um museu da biodiversidade.
Endereço:
Parque das Nações Indígenas (Av. Afonso Pena, 6277 – Chácara Cachoeira)
11h30
NOME DO LOCAL: Hotel Deville Prime Campo Grande
Aproveite a academia e piscina do nosso hotel e não deixe de experimentar a gastronomia do nosso restaurante.
Endereço: Av. Mato Grosso, 4250 - Carandá Bosque, Campo Grande - MS, 79002-232
Crédito imagem: Hotéis Deville
14h30
NOME DO LOCAL: Museu das Culturas Dom Bosco
Fundado em 1951, fica no Parque das Nações Indígenas. Além de exposições temporárias, tem uma de longa duração sobre Etnologia dos Povos do Mato Grosso do Sul, Povo Xavante, Povo Bororo, Povo Karajá e Povos do Rio Uaupés.
Endereço: Av. Afonso Pena, 7000 - Cidade Jardim, Campo Grande - MS, 79031-010
Crédito imagem: Museu das Culturas Dom Bosco foto divulgação
15h30
NOME DO LOCAL: MARCO - Museu de Arte Contemporânea de MS
O acervo do MARCO originou-se da Pinacoteca Estadual, prêmios aquisitivos dos salões de arte (realizados a partir de 1979), além de doações espontâneas e de artistas plásticos. Cabe destacar a doação de 110 obras de Lídia Baís, feita por sua família, considerada uma das pioneiras das artes plásticas no Estado
Endereço: Rua Antônio Maria Coelho, Parque das Nações Indígenas, 6000, Campo Grande - MS, 79021-170
Crédito imagem: Museu de Arte Contemporânea de MS foto divulgação / acervo
17h00
NOME DO LOCAL: Feira Central
Na Feira Central é possível encontrar o prato considerado Patrimônio Imaterial Municipal, o Sobá - uma espécie de yakisoba com ovo e carne. Na entrada, há inclusive um monumento do prato. Você pode escolher entre os diversos restaurantes. Às vezes, há apresentações musicais. Em agosto acontece o tradicional Festival de Sobá.
Endereço: Rua 14 de Julho, 3351 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-335
Crédito imagem: Feira Central foto divulgação / reprodução Facebook
09h00
NOME DO LOCAL: Memorial da Cultura Indígena
Criado em 1999, o Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena está localizado na Aldeia Urbana Marçal de Souza. Possui uma estrutura em forma de ema, onde se comercializa produtos étnicos da cultura Terena, Kinikinau, Guarani e Kadiwéu. A Aldeia Urbana Marçal de Souza, a primeira aldeia urbana de Mato Grosso do Sul, possui 340 m², ocupados em sua maioria por famílias da etnia Terena.
Endereço: R. Terena, 88 - Tiradentes, Campo Grande - MS, 79041-013
Crédito imagem: Prefeitura Campo Grande foto divulgação
11h00
NOME DO LOCAL: Mercadão de Campo Grande
Uma visita ao mercado municipal é sempre uma boa forma de conhecer produtos e a cultura local. Aqui é um bom local para comprar seu kit de tereré (a bebida típica que, ao contrário do chimarrão, é consumida gelada), com diversas opções ervas de sabores diferenciados.
Endereço: R. Sete de Setembro, 65 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-130
Crédito imagem: Mercadão de Campo Grande foto divulgação / reprodução Facebook
12h30
NOME DO LOCAL: Restaurante Fogo Caipira
A casa é uma referência para quem quer provar a melhor comida pantaneira. Entre as especialidades: carne de sol na moranga, moqueca de pintado e arroz carreteiro. Para sobremesa, petit gateau de rapadura.
Endereço: R. José Antônio, 145 - Centro, Campo Grande - MS, 79004-341
Crédito imagem: Restaurante Fogo Caipira foto divulgação / reprodução Facebook
14h00
NOME DO LOCAL: Horto Florestal - Parque Florestal Antônio de Albuquerque
O parque tem um teatro de arena, biblioteca, playground, espelho d´água, pista de cooper e é um bom local para observar pássaros. Aproveite para conhecer o Monumento Carro de Boi, um amplo painel instalado na confluência dos córregos Prosa e Segredo. Promove um registro histórico do início da ocupação urbana de Campo Grande, por volta de 1872. Foi idealizado pelas artistas plástica Neide Ono e Marisa Oshiro Tibana, com peças fundidas em alumínio e metal dourado sobre fundo de granito preto.
Endereço: S/N 65894, R. Joel Dibo, 1 - Vila Carvalho, Campo Grande - MS, 79002-060
Crédito imagem: Prefeitura Campo Grande – por Raoni Ramires
15h00
NOME DO LOCAL: Praça das Araras
Localizada no cruzamento com a Rua Dom Aquino, tem quadra de esportes e parquinho. É comum ver uma roda de tereré enquanto amigos observam o pôr do sol. O Monumento das Araras tem um trio de araras nas cores azul e vermelha, feitas pelo artista plástico Cleir D’Avila, que buscou despertar na população a importância da preservação.
Endereço: No cruzamento com a Rua Dom Aquino, Praça Cuiabá, S/N - Amambai, Campo Grande - MS, 79008-281
Crédito imagem: NossoMS
16h00
NOME DO LOCAL: Lago do Amor
Local de trânsito de capivaras, o lago artificial é um ponto de turístico. Em 2008, foi inaugurada a escultura O Beijo, do artista plástico Pedro Guilherme, na rotatória do lago. O monumento é feito de concreto armado e retrata dois peixes carás se beijando. É uma boa dica para apreciar o pôr do sol.
Endereço: Av. Sen. Filinto Müler, 713-917 - Pioneiros, Campo Grande – MS
Crédito imagem: Flickr - Alexandro S. da silva
19h30
NOME DO LOCAL: Casa do Peixe
Em frente à Praça das Araras, o restaurante é bem tradicional na cidade. Você pode escolher rodízio ou à la carte. Entre os pratos: costela de pacu, moqueca de peixe, peixe ao urucum, karague e camarão.
Endereço: Av. Dr. João Rosa Píres, 1030 - Amambai, Campo Grande - MS, 79008-050
Crédito imagem: Foursquare
09h00
NOME DO LOCAL: Orla Ferroviária – Maria Fumaça
Um passeio nostálgico no ponto de chegada e partida de quem ajudou a construir o Estado. O Monumento da Maria Fumaça foi instalado em homenagem à antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil. Tem cinco metros de altura por 20 de comprimento – pesando 20 toneladas. A obra fica suspensa em um balanço, com impressão de levantar voo. Fica no cruzamento das avenidas Mato Grosso e Calógeras.
Endereço: Av. Calógeras, 5045 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-010
Crédito imagem: Midiamax por Minamar Junior
10h00
NOME DO LOCAL: Morada dos Baís e Casa do Artesão
O prédio histórico Morada do Baís foi construído em 1913 para abrigar a família do italiano Bernardo Franco Baís. A personalidade mais representativa nas artes em Campo Grande, Lydia Baís, filha de Bernardo Baís, morou no sobrado durante alguns anos. Lá é possível conhecer parte de seu acervo e peças de museu. Temporariamente também funciona no local a Casa do Artesão de Campo Grande.
Endereço: Av. Noroeste, 5140 - Centro, Campo Grande - MS, 79051-485
Crédito imagem: Prefeitura Campo Grande foto divulgação
12h00
NOME DO LOCAL: Praça do Rádio Clube
A praça é palco de muitas atividades. Também chamada como Praça da República, nela fica o monumento da imigração japonesa. Na região há algumas opções de restaurantes japoneses, inclusive.
Endereço: Av. Afonso Pena - Centro, Campo Grande - MS, 79072-444
Crédito imagem: Pinterest – Carlos Baga
14h00
NOME DO LOCAL: Praça Pantaneira
Perto da Prefeitura, tem decoração inspirada no bioma do Pantanal, com estátuas de animais criadas pelo artista plástico Levi Batista. Vale o passeio para foto.
Endereço: R. Vinte e Cinco de Dezembro, 230 - Centro, Campo Grande - MS, 79002-061
Crédito imagem: Flickr por Sakasam
15h00
NOME DO LOCAL: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Local para preservar os registros que compõem a memória visual e sonora sul-mato-grossense. O acervo do MIS conta com mais de 8.000 mil itens entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Centro, Campo Grande - MS, 79004-311
Crédito imagem: Museu das Culturas Dom Bosco foto divulgação
19h00
NOME DO LOCAL: S.Kamoto Sushi
A culinária japonesa em Campo Grande é muito forte. E aqui é uma boa opção para um rodízio ou pratos à la carte, incluindo o típico sobá.
Endereço: Av. Ceará, 1013 - Vila Antonio Vendas, Campo Grande - MS, 79031-010
Crédito imagem: Foursquare / S.Kamoto Sushi foto divulgação
9h30
NOME DO LOCAL: Morro do Ernesto
O Morro do Ernesto é um refúgio que fica a 20 km de Campo Grande, localizado na fazenda Córrego Limpo, região do Inferninho. A propriedade é particular, mas o local tem day-use para os turistas aproveitarem as cachoeiras e contemplarem o pôr do Sol. Há pontos próprios para banho de rio e um trajeto de subida até o Mirante do Morro do Ernesto, com um percurso de dificuldade moderada e 2,5 km entre subidas e descidas. A entrada no local é a partir das 06h, permitida até às 16h. E a permanência na fazenda até às 18h30.
Funciona aos sábados, domingos e feriados. (exceto Natal, Revéillon e Sexta-feira Santa).
Endereço: Estrada Municipal, S/N Zona Rural, Campo Grande - MS, 79124-899
Crédito imagem: Pixabay por miltonn
19h00
NOME DO LOCAL: Marruá Gourmet
Steaks, espetos e hambúrgueres estão no cardápio do restaurante que tem carnes premium assadas na brasa. Experimente o exclusivo chimichurri e o Palmito Marruá.
Endereço: R. Pernambuco, 2788 - Jardim Autonomista, Campo Grande - MS, 79022-340
Crédito imagem: Marruá Gourmet foto divulgação / reprodução Facebook
7h00
NOME DO LOCAL: Cachoeiras Serra da Bodoquena
O atrativo Cachoeiras Serra da Bodoquena fica no município de Bodoquena, o portal de entrada para o Pantanal, a 70 km da cidade de Bonito e 264 km de Campo Grande. Há uma trilha, com 2.500 metros, com oito paradas para banho, belíssimas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione. Aproveite a tirolesa e o passeio de bote num percurso de 2 km, com parada para banho na última cachoeira, que é um espetáculo à parte, com suas águas rasas e cristalinas. É possível contratar o passeio já com transporte.
Consulte: http://www.vanzellatransportes.com.br/site/
Instagram: @vanzellatransportes
Endereço: Fazenda Betione 1,5Km da - Zona Rural, Bodoquena - MS, 79390-000
Crédito imagem: Prefeitura Bonito – foto divulgação